quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vou casar na Páscoa, posso servir bacalhau? Você "Pooode"


A festa é na Pascoa? Que tal servir bacalhau?
Você sabe que tipo de vinho vai bem com bacalhau?
Eis uma combinação em que a regra das cores não vale.
Na regrinha básica que diz: carnes brancas combinam com vinho branco e as carnes vermelhas com vinho tinto. O bacalhau é um prato que foge a esta regra.
A combinação certa de um de outro (comida e vinho) deve levar em conta a intensidade do sabor, presta atenção nos ingredientes da receita.
Se o ingrediente que define o gosto do prato tem sabor marcante, por exemplo, ele deve ser acompanhado por uma bebida de personalidade forte. Porque se ela for muito suave, acabará encoberta pela comida.
A carne do bacalhau tem um gosto intenso e o vinho também é assim. Então, no caso do bacalhau, escolha um vinho tinto.
Em comparação aos brancos, os vinhos tintos são mais fortes e encorpados.

Acompanham bem bacalhau e carne vermelha em geral já é uma dica para ajudá lo a compor seu menu especial.

Opte pelo vinho branco nas receitas de gosto mais suave, aproveite  aproveite o mesmo vinho branco para servir os convidados no coquetel harmonizando com os canapés frios, Buffet de saladas ou o prato de entrada escolhido por você; outra dica: não servia nada de composições a base de peixe durante o coquetel ou entradas, de destaque para o bacalhau no Buffet de pratos quentes,prato intermediário ou principal, um serviço feito com detalhes vai causar uma excelente impressão. Chique!
Voce pode escolher uma receita para poder harmonizar o vinho branco ou tinto o bacalhau servido juntamente com ao outros pratos do cardápio. Por isso é muito importante que ao compor menu do seu casamento que geralmente deve agradar a todos tenha uma receita de bacalhau que posso harmonizar os os vinhos dos pratos já selecionados.
Tenho certeza que o bacalhau servido no seu cardápio, já que seu casamento é na época de páscoa vai agradar muitos os convidados já que o brasileiro gosta de bacalhau, é um fato. Este conhecido peixe dos mares gelados do Círculo Polar Ártico há muitos séculos faz sucesso em nosso clima tropical e se tornou a estrela do cardápio da Semana Santa e da Páscoa. É um hábito que herdamos de nossos avós portugueses. Não é folclore: o Brasil é o maior importador do mundo em volume de bacalhau salgado e seco. No ano passado, compramos 23 milhões de quilos. Há que se ressaltar também que o bacalhau é amigo do vinho. Mas muita gente se pergunta: tinto ou branco? Para alegria geral, o prato admite os dois, dependendo da receita ou do gosto pessoal. Pode ser agradável com tintos ligeiros, e até mesmo rústicos, ou brancos com bom corpo e passagem pela madeira. 

A primeira coisa a levar em conta é que o bacalhau se tornou popular na versão salgada e seca. O sal, se ficar pronunciado, costuma acentuar o tanino dos tintos muito encorpados, e o resultado final pode ser amargo, desastroso. Daí a escolha recair em um tinto ligeiro ou com taninos bem amaciados. Raciocínio oposto vale para os brancos. Muita gente gosta de acompanhar um bacalhau com os Vinhos Verdes portugueses. O prato é ótimo, o vinho é maravilhoso. O casamento, entretanto, nem sempre é o melhor, pois falta ao Verde corpo para sustentar o bacalhau.


Atualmente, há algumas preparações mais delicadas e criativas com o peixe, que até aceitam um branco de estrutura média, como o Sauvignon Blanc ou um corte de Chardonnay e Semillon. Mas para as velhas e boas receitas tradicionais se recomenda um branco mais encorpado, como um Chardonnay envelhecido na madeira ou um velho Dão lusitano. Eles fazem boa companhia aos pratos em que o bacalhau é oferecido em postas grelhadas. Normalmente se saem bem no teste os Chardonnay da Bourgogne ou os vinhos elaborados com esta uva branca francesa na Itália, Califórnia, Espanha, Austrália, Chile e Argentina - todos com generosa passagem pelas barricas de carvalho. Em Portugal, um vinho com este perfil é o Cova da Ursa, um Chardonnay 100%, elaborado pela JP Vinhos na Península da Setúbal.


Se o bacalhau vem à mesa em preparações cozidas que levam batata, cebola, tomate, azeitona ou pimentão, na chamada bacalhoada, fazem boa figura os tintos macios, como os espanhóis da Rioja, e principalmente os portugueses do Alentejo, muito fáceis de beber. Em outras palavras, um grande tinto encorpado, como os de Bordeaux ou da Califórnia, devem ser reservados para outras ocasiões. Pouco acrescentariam ao bacalhau.
 

E os portugueses, que desenvolveram este hábito entre nós, o que falam? Nossos ancestrais são sui generis. Para eles, as regras clássicas, de que vinho tinto combina melhor com carne vermelha, e branco com peixes, não se aplica a este caso."Bacalahu não é peixe nem carne, dizem eles "bacalhau é ... bacalhau".

Nos restaurantes lusos, o normal é o garçom recomendar um tinto.


Os portugueses acham que os sabores frutados presentes nos tintos ligeiros e macios oferecem uma agradável sensação de doçura, que faz boa parceria com o salgado do bacalhau. Se a receita for mais leve, por exemplo em um bacalhau escoltado por legumes, pode ser escalado um Chardonnay bem estruturado ou um Dão envelhecido.

Lembre se que:
Bacalhau servido em grandes quantidades requer mais atenção no processo de dessalga, bacalhau salgado demais ninguém merece.
 Cuidados com a tiragem dos espinhos lembrem se que numa festa existem entre os convidados existem crianças e idosos.
Se o bacalhau estiver no réchaud o peixe deve ser colocado em pequenas porções para não ressecar, então atenção na reposição do Buffet.
Dispor uma garrafa de um excelente  azeite ao lado do réchaud de bacalhau ‘e “ tiro certo”, todo mundo vai gostar.
 Uma excelente Pascoa e festa “pro ceis”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário